23 de janeiro de 2017

A Hospedeira - Stephenie Meyer

Autor: Stephenie Meyer.
Título Original: The Host
Editora:  Intrínseca 
Número de Páginas: 557
Avaliação: 4/5

Sinopse: "Melanie Stryder se recusa a desaparecer. Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo.
Quando Melanie, um dos humanos "selvagens" que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim. Peregrina, a "alma" invasora designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções  irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vívidas. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente.Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos remanescentes da resistência humana. Entretanto, Melanie ocupa a mente de sua invasora com visões do homem que ama: Jared, que continua a viver escondido. Incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a se sentir intensamente atraída por alguém a quem foi submetida por uma espécie de exposição forçada. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que ambas amam."

Em a Hospedeira, nosso mundo está dominado por alienígenas que tomam nossas mentes e transformam nossos corpos em hospedeiros para eles. A raça humana está praticamente dominada e entre os poucos humanos sobreviventes está Melanie Stryder. Nossa protagonista é uma jovem de 17 anos considerada selvagem para os alienígenas. Ela e o irmão mais novo conseguem sobreviver como podem e vivem sozinhos há muito tempo. Isso até ela encontrar Jared Howe, um inteligente rapaz de 36 anos que passa a ajuda-la a sobreviver.
“Em tantos milênios, os humanos nunca entenderam o amor. Quanto é físico, quanto está na mente? Quanto é acidente e quanto é destino? Por que casamentos perfeitos se desintegram e casais impossíveis prosperam? Não sei as respostas nem um pouco mais que você. O amor simplesmente está onde está.”

Um dia, Melanie deixa seu irmão com Jared e parte em busca da sua prima Sharon, que ela acredita ainda não ter sido dominada pelos invasores. Melanie acaba sendo capturada na busca e logo ela não é mais Melanie Stryder e sim Peregrina, uma alma experiente que passa a habitar seu corpo. Peregrina recebe a missão de vasculhar as memórias de Melanie para achar o esconderijo de outros humanos para contar a Buscadora. A tarefa seria simples se Melanie não resistisse e começasse a bloquear suas memórias. 
"– (…) Se pudesse me segurar nas mãos, a mim, você teria nojo. Você me jogaria no chão e me esmagaria com o pé.
(…) – Isso não é verdade de modo algum – discordou ele. – Não é o rosto, mas as expressões nele. Não é a voz, mas o que você diz. Não é a sua aparência neste corpo, mas as coisas que faz dentro dele. Você é bonita."
A história toma seu verdadeiro rumo quando Peregrina sente a forte presença de Melanie ainda viva e o desespero bate quando ela percebe que a jovem tem forças para tomar seu corpo de volta. Melanie e Peregrina começam a brigar pelo controle do corpo e para a surpresa de Peregrina, Melanie começa a manipula-la para conseguir o que quer: Achar Jared e seu irmão.  
"As emoções humanas são poderosas." 
Dentre todos os personagens, Melanie, por sua força de viver, Peregrina, pela sua inocência do novo mundo e pura de coração, Jared, com sua tristeza mas tentando ser forte, e Ian, por sua mente aberta, seu gentileza e carinho conquistaram meu coração. A riqueza de detalhes que Meyer nos oferece é de encher os olhos e a imaginação. Com uma excelente narração, A Hospedeira me convenceu de ser um excelente livro pela sua profundidade, complexidade e questões que nos fazem refletir sobre nossa sociedade e sobre o que estamos fazendo com o nosso planeta.

2 comentários

  1. Eu li "A Hospedeira" faz um tempinho e gostei, embora tenha sido uma leitura meio arrastada pra mim. Mas Stephanie Meyer criou uma boa história, não irei negar. Tem coisas ali como forma de "crítica" a sociedade e gosto de livros que coloquem isso.
    Sua resenha está incrível, adorei!

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da minha resenha!<3 Muito obrigada mesmo! E sobre a leitura arrastada, não posso deixar de concordar que isso realmente ocorre. Mas acho que fiquei tão apaixonada pela história que acabei esquecendo a parte arrastada do começo.

      Excluir