3 de julho de 2017

A Bússola de Ouro - Philip Pullman


Autor: Philip Pullman
Titulo Original: Northern Lights The Golden Compass
Editora: Objetiva
Número de Páginas: 365
Avaliação: 3/5
Sinopse: "
A jovem Lyra se lança numa busca desesperada e enfrenta terríveis obstáculos quando seu amigo Roger desaparece em um universo de fantasias, onde os daemons correm pelas ruas de Oxford e Londres e um redemoinho de poeira misteriosa está por toda parte, tornando possível às crianças conhecerem segredos que os adultos dariam tudo para desvendar."
A Bússola de Ouro é o primeiro livro da trilogia As Fronteiras do Universo do autor Phillip Pullamn e nele conhecemos Lyra, uma garotinha respondona e travessa que mora na faculdade Jordan em Oxford onde foi deixada por seu tio, lorde Asriel. Porém, essa não é a Oxford que conhecemos.
Lyra vive em uma espécie de universo alternativo, muito parecido com o nosso mas que acaba tendo muitas diferenças ao mesmo tempo. Pra começar, as almas das pessoas vivem fora de seus corpos na forma de daemons. Quando se é criança, seu daemon pode alterar sua forma constantemente, porém com o passar dos anos, ele acaba se fixando a uma única. Essa forma única, muitas vezes, acaba sendo a representação das emoções que mais dominam a pessoa, como a fúria ou a prepotência, por exemplo. Um daemon e um humano não pode se afastar demais, já que isso lhes causa uma dor terrível.

"Um ser humano sem dimon era como uma pessoa sem rosto, ou com as costelas à mostra e o coração arrancado: uma coisa antinatural e estranha, que pertencia ao mundo dos pesadelos noturnos, não ao mundo desperto e racional."
Quando misteriosamente crianças começam a desaparecer, dias sombrios começam a pairar na pacífica Oxford. O clima tenso deixa todos alarmados para protegerem suas crianças de serem levadas. Mas Lyra não tem medo desses sequestradores.
Até levarem seu amigo, Roger.
A partir daí, a menina embarca em uma arriscada aventura para salvar seu amigo. E para isso, ela contará com a ajuda de Pan, seu fiel e medroso daemon, de bruxas, do povo egípcio e até mesmo de ursos polares! Além deles, Lyra contará com o aletiômetro (ou bússola), um objeto poderoso e cobiçado, capaz de revelar a verdade. Porém, manuseá-lo não será tão fácil quanto a garota acha.

"Mas não se pode mudar o que a gente é, só o que a gente faz." 
Apesar de todo o interessante novo universo criado por Pullman, a história demora muito para engatar e sinceramente eu me arrastei no início mais do que o normal. Os personagens também não são tão cativantes, com a exceção de Pan, Iorek e Serafina Pekkala. Apesar da relação de Lyra e Pan ser a coisa mais fofa e divertida do mundo, a nossa pequena protagonista não me convenceu totalmente. A Sra. Coulter e Lorde Asriel me deram nos nervos durante o livro todo e infelizmente não posso entrar em detalhes do motivo já que grandes spoilers cercam seus personagens.
As revelações chocantes, os mistérios do que é o pó, as segredos que cercam a vida de Lyra e a religião e ciência se fundindo ao decorrer da história foi o que me fizeram continuar firme na leitura.
E o final foi surpreende para me convencer a não desistir da trilogia As Fronteiras do Universo logo no primeiro livro.

O livro teve uma adaptação para o cinema em 2007, mas por conta da baixa bilheteria e dos problemas com a igreja católica, a continuação não foi realizada. O elenco contava com Nicole Kidman como a Sra. Coulter, Daniel Craig como lorde Asriel, Dakota Blue Richards como Lyra, Sam Elliott, Eva Green, etc.

Nenhum comentário

Postar um comentário