26 de junho de 2017

Tudo e Todas as Coisas - Nicola Yoon



Autor: Nicola Yoon
Titulo Original: Everything Everything
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 304
Avaliação: 5/5
Sinopse
: Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre."
Em Tudo e Todas as Coisas somos apresentados a Madeline Whittier e acompanhamos sua jornada em busca das suas primeiras vezes: o primeiro beijo, o primeiro mergulho no mar, a primeira sensação de liberdade, o primeiro amor. 
"A vida é um dom. Não a desperdice!"
A jovem sofre de uma doença rara chamada Imunodeficiência Combinada Grave (IDCG) e por isso, ela é alérgica ao mundo. Bastaria um toque ou respirar o ar poluído da cidade para que Madeline possa morrer. Por isso, tudo que Madeline conhece do mundo está nas páginas de seus livros, nas paredes brancas de seu quarto e em seu computador. Em 18 anos, ela nunca saiu de casa.
Até agora.
Desde que uma nova família se mudou para a casa da frente, a vida de Madeline muda radicalmente. Principalmente por causa de Olly, o filho mais velho dessa família. A medida que os dois vão se conhecendo (seja por e-mails, mímicas através da janela ou as rápidas visitas escondidas da mãe da jovem), Madeleine percebe que não quer mais viver aquela vida, ela queria não ter aquela doença. E em seu desejo de ser uma pessoa normal nem que fosse por pouco tempo, ela aceita as consequências de seus atos e escapa da sua casa com a ajuda de Olly, pronta para se aventurar pelo mundo até então desconhecido para ela.


"Tudo envolve riscos. Não fazer nada é um risco. A decisão é sua."
Como estou acostumada a livros com muitos personagens, fiquei surpresa em ter tão poucos nesse. A história gira basicamente em torno de Olly e Maddy e suas vidas completamente opostas. É fácil se apegar ao casal protagonista, não pela falta de personagens, mas pela maneira que o relacionamento de ambos é construído. Madeline se mostra uma jovem forte apesar de sua difícil condição de vida. Durante minha leitura, achei que sua personalidade iria vacilar por causa da doença, mas em momento algum, ela se deixa abalar. Madeline sempre ergue a cabeça, independe do que aconteça e a cada página avançada você percebe a sua evolução e amadurecimento. Olly é o anjo da morte mais fofo da galáxia. Com seu jeitão sagaz, despojado e divertido, ele conquista Madeline (e todas nós, é claro) sem grandes esforços.
"O tempo passa em ambas as direções - para frente e para trás - e o que acontece aqui e agora muda o que passou e o que ainda virá."
A narrativa de Madeline é extremamente fofa já que a autora nos mostra as anotações da jovem em seus livros, alguns desenhos e resenhas de livros que ela faz. A história é super leve e divertida, apesar do drama da doença de Maddy e o final é surpreendente! Para o primeiro livro de Nicola, ela acertou em cheio meu coração e já ganhou minha admiração!
"Ele apoia a testa contra a minha. Seu hálito é quente contra o meu nariz e bochechas. E levemente doce. O tipo de doce que faz você querer mais. 

— É sempre assim? — pergunto, ofegante. 
— Não — diz ele. — Nunca é assim. — Percebo o encantamento na voz dele.
E, assim, tudo muda."

A adaptação do filme está nos cinemas aqui no Brasil! Ainda não consegui ver, mas só pelo trailer parece estar bem fiel ao livro. O elenco conta com Nick Robinson como Olly, Amandla Stenberg como Maddy, Ana de la Reguera como Carla, Anika Noni Rose como a mãe de Maddy.

Nenhum comentário

Postar um comentário