27 de janeiro de 2017

Eragon - Christopher Paolini

Autor: Christopher Paolini
Título Original: Eragon
Editora: Rocco
Números de páginas: 460
Avaliação: 5/5

Sinopse: Eragon é o romance de estreia de Christopher Paolini, uma história repleta de ação, perigosos vilões e locais fantásticos. Com dragões e elfos, cavaleiros, lutas de espadas, inesperadas revelações e, claro, uma linda donzela que é muito bem capaz de cuidar de si própria. O protagonista, de quinze anos, é um pacato rapaz do campo, que ao encontrar na floresta uma pedra azul polida, se vê da noite para o dia no meio de uma disputa pelo poder do Império, na qual ele é peça principal.

Eragon é o primeiro livro da série Ciclo da Herança do autor Christopher Paolini. No vale Palancar, em Alagaesia, vive o jovem e órfão Eragon, um garoto de 15 anos que está acostumado com sua vida comum no campo. Porém, como toda jornada de um herói, sua vida muda completamente quando ele encontra uma pedra tão bela quanto assustadora e a leva para casa. Em uma noite, dias após encontra-la, ele começa a ouvir chiados estranhos pelo seu quarto. Eragon percebe então que os barulhos vem da pedra e ela não para de se mover. A pedra acaba caindo no chão e para surpresa do jovem, um pequeno dragão azul-safira sai de dentro dela. Eis então a nossa bela, inteligente e sarcástica, Saphira.
"Respeite o passado, você nunca sabe como ele poderá afetá-lo."
Confuso e assustado, Eragon tem que escolher entre contar a verdade para seu tio ou esconder Saphira e das duas opções, ele acaba optando pela última. Sozinho, ele começa a cria-la e pouco a pouco eles vão desenvolvendo um laço extremamente forte. Em busca de mais informações sobre dragões e seus papéis há muitos anos trás em Alagaesia, ele procura por Brom, um velho sábio que costuma contar história sobre a gloriosa época dos Cavaleiros de Dragões.
"- Porque não podemos discutir com todos os tolos do mundo. É mais fácil deixar que pensem que conseguiram o que queriam e engana-los quando não estiverem prestando atenção. "
E da maneira mais inoportuna de todas, Eragon acaba descobrindo que o Galbatorix, o impiedoso rei de Alagaesia, está atrás de um ovo de dragão (o ovo de Saphira) roubado de seus domínios e que ele colocou todo o império, inclusive os cruéis Ra'zacs, para recupera-lo. Após sua casa ser atacada e um ente querido ser morto, Eragon é obrigado a fugir, mas jura vingança contra os Ra'zacs. Com a ajuda de Brom e de Saphira, eles começam uma aventura atrás de vingança mas acabam ganhando o destino de toda Alagaesia em suas mãos.
O que falar de um livro que já te conquista somente pela capa e que depois te conquista ainda mais quando conclui sua leitura? Eragon é o inicio de uma formidável história, digna de grandes filmes (infelizmente tivemos uma adaptação decepcionante para o cinema). Não existe um personagem que não te cative, seja para o bem ou para o mal. O que mais me encanta é que Eragon não é um super herói, ele é só um garoto que precisa lutar para aprender a sobreviver quando o peso do mundo acaba caindo em suas mãos
"Estes livros são meus amigos, meus companheiros. Eles me fazem sorrir e me fazer chorar, dão sentido a vida."
Sua relação com Saphira é algo formidável, não há palavras para descrever o carinho, respeito e amor que um tem pelo outro. No inicio, não fui convencida por Brom, que muito implicava com o podre Eragon, mas ao decorrer da história, não pude deixar de ser fisgada por ele. Entre tantos personagens incríveis, não posso deixar de falar sobre Murtagh. Misterioso e engraçado, Murtagh me conquistou em pouquíssimo tempo e se tornou meu personagem favorito neste livro com sua engenhosidade e seu bom humor. Sua relação com Eragon é cativante e você logo vê um bromance interessante se formando.
"O golpe de Durza o deixou com uma enorme nodosa que se esticava do ombro direito até a cintura oposta. 
(...)
Murtagh riu de modo estridente.
- É, você agora é igual a mim."
Extremamente rico em detalhes, o leitor acaba sendo transportado para dentro de Alagaesia e vivenciando todas as batalhas e problemas que Eragon acaba enfrentando. Indispensável para alguém que goste de novos horizontes, Eragon é uma nova aventura pronta para te enlaçar.

Nenhum comentário

Postar um comentário