6 de fevereiro de 2017

As Ruínas de Gorlan - John Flanagan

Autor: John Flanagan
Título Original: The Ruins of Gorlan
Editora: Fundamento
Número de Páginas: 240
Avaliação: 4/5

Sinopse: Durante a vida inteira, o pequeno e frágil Will sonhou em ser um forte e bravo guerreiro, como o pai, que ele nunca conheceu. Por isso, ficou arrasado quando não conseguiu entrar para a Escola de Guerra. A partir daí, sua vida tomou um rumo inesperado: ele se tornou o aprendiz de Halt, o misterioso arqueiro, que muitos acreditam ter habilidades que só podem ser resultado de alguma feitiçaria. Relutante, Will aprendeu a usar as armas secretas dos arqueiros: o arco, a flecha, uma capa manchada e... um pequeno pônei muito teimoso. Podem não ser a espada e o cavalo que ele desejava, mas foi com eles que Will e Halt partiram em uma perigosa missão: impedir o assassinato do rei. Essa será uma viagem de descobertas e aventuras fantásticas, na qual Will aprenderá que as armas dos arqueiros são muito mais valiosas do que ele imaginava.
As Ruínas de Gorlan é o primeiro livro da série Rangers - A Ordem dos Arqueiros do escritor John Flanagan.
Na trama, somos apresentados a Will, um dos protegidos (órfãos de pais que morreram bravamente pelo reino) do Barão de Redmont. Dentre tantos protegidos, Will é o único que não sabe quem foi o seu pai. O maior desejo desse pequeno órfão é conseguir entrar para a Escola da Guerra no dia da Escolha e se tornar um membro da guarda pessoal do Barão. Porém, o destino do nosso pequenino protagonista não seria o que ele esperava. 
"A sua mãe morreu no parto.
O pai morreu como herói.
Por favor, cuidem dele. Seu nome é Will."
Todos os amigos de Will (outros órfãos) são aceitos nas determinadas profissões que desejam enquanto Will acaba sendo reprovado no teste para entrar para Escola de Guerra por ser magro e pequeno. Desesperado por ter sido reprovado, Will vê sua vida tomar rumo quando Halt, um arqueiro misterioso e um pouco ranzinza, diz ter interesse em torna-lo seu aprendiz. O homem entrega um pedaço de papel ao barão e diz ao garoto que dará uma resposta a ele no dia seguinte.
Sem conseguir conter sua curiosidade sobre o pedaço de papel, Will usa todas as suas habilidades para obtê-lo e sem ser notado pelos guardas, escala a torre do barão e entra em seus aposentos em busca do papel. Nosso jovem escalador, é surpreendido por Halt, que revela ao garoto que tudo não passava de um teste para ver suas habilidades.
A partir daí o duro treinamento de Will para se tornar um arqueiro começa e ele começa a entender qual é o papel dos arqueiros e sua importância no reino. Nesse meio tempo, Morgarath, o senhor das Montanhas da Chuva e da Noite, planeja sua vingança contra aqueles que o aprisionaram e cabe a Will e Halt, protegerem o rei dessa ameaça.
"Will sorriu para Halt, e o arqueiro mais velho fez um leve movimento significativo com a cabeça. Will se lembrou das instruções finais que Halt tinha lhe dado na noite anterior: 'Quando você superar um homem, nunca se vanglorie. Seja generoso e encontre alguma coisa nas ações dele para elogiar. Ele não vai gostar de ser vencido, mas vai enfrentar o fato com coragem. Mostre que você gostou do que ele fez. Elogios podem lhe conseguir uma amigo. Divertir-se com a desgraça dos outros só cria inimigos'."
Apesar de se passar na época medieval, a escrita é rápida e flui sem grandes problemas. Flanagan nos presenteia com uma narrativa leve e inteligente, tornando nossa tarefa de ler bem mais divertida. Nosso pequeno Will mostra seu valor a cada página avançada e é visível seu amadurecimento a cada problema enfrentado. Halt, por sua vez, começa um pouco reservado demais para aos poucos começar a revelar sua personalidade forte diante dos demais personagens. Com grande potencial, As Ruínas de Gorlan nos entregam apenas uma pequena porção da guerra que está por vir nos próximos livros.

Nenhum comentário

Postar um comentário