20 de fevereiro de 2017

Calafrio - Maggie Stiefvater

Autor: Maggie Stiefvater.
Título Original: The Wolves of Mercy Falls: Shiver.
Editora: Agir Now
Número de páginas: 348
Avaliação: 5/5

Sinopse: Quando chega o inverno, Grace é atraída pela presença familiar dos lobos que vivem no bosque atrás de sua casa. Ela espera ansiosamente pelo frio desde que fitou pela primeira vez os profundos olhos amarelos de um dos lobos e sobreviveu ao ataque de uma alcateia. Esses mesmos olhos brilhantes ela encontraria mais tarde em Sam, um rapaz que cresceu vivendo duas vidas: uma normal, sob o sol, e outra no inverno, quando vestia a pele do animal feroz que, certa vez, encontrou aquela garota sem medo. Tudo o que Sam deseja é que Grace o reconheça em sua forma humana, e para isso bastaria que trocassem um único olhar. Mas o tempo de Sam está acabando. Ele não sabe até quando manterá a dupla aparência e quando se tornará um lobo para sempre. Enquanto buscam uma maneira para torná-lo humano para sempre, têm de enfrentar a incompreensão da cidade, que vê nos lobos um perigo a ser combatido.
Calafrio é o primeiro livro da trilogia Os Lobos de Mercy Falls da autora Maggie Stiefvater. Nossa heroína da vez é Grace Brisbane, uma jovem de dezessete anos que é totalmente independente, ótima aluna e nunca arrumou confusão na vida, mas que cresceu negligenciada pelos pais, que mesmo não sendo más pessoas, nunca deram a devida atenção a filha. E por essa total falta de atenção dos pais, ela já foi esquecida dentro de um carro em um dia de sol forte. Porém, o pior aconteceu há seis anos [ela tinha apenas 11], quando Grace estava no balanço do quintal, ela foi atacada e levada para dentro da floresta por lobos. Ela foi mordida e machucada, mas acaba sendo salva pelo lobo de olhos amarelos.
"Era talvez o dia mais frio do ano quando Grace fora arrastada do seu balanço. Faminto, o lobo a arrastara até o interior da floresta onde começou a mastigar sua carne. Não demorou até que outros se juntassem. A menina não gritava, não se movia. Em choque apenas olhava os focinhos sujos de sangue até que um dos animais se aproximou o suficiente para que pudessem ver seus olhos. Imersa na dor, Grace fixou os grandes olhos amarelos e não se lembrou de mais nada."
Grace não sabe como sobreviveu ou como saiu da floresta e com o passar dos anos, toda vez que o inverno chega, ela se vê cada vez mais atraída pelos lobos. Mais precisamente, um especifico: o lobo dos olhos amarelos, que sempre a observa a beira do bosque.
O lobo de olhos amarelos é na verdade um homem quando o clima esquenta e ele se chama Sam Roth. Da mesma forma que Grace não consegue esquece-lo, ele também não esquece da garota.
Quando outro garoto do colégio de Grace é atacado pela alcateia, a cidade fica com medo e uma caçada pelos lobos é organizada. Durante a caçada, Sam é ferido e acaba se transformando em humano, mesmo ainda sendo inverno. Sangrando, Sam acaba parando na casa de Grace. Assim que ela vê os olhos amarelos de Sam, ela sabe que é o "seu" lobo.
- Sério. Há quanto tempo vocês estão saindo?
Sam soltou minha mão para apanhar a carteira e tirou algumas notas.
- Seis anos.
Eu enruguei meu nariz para encobrir um riso. Claro que ele tinha contado o tempo em que tínhamos sido duas espécies completamente diferentes.
- Uau!
A moça do balcão acenou em apreciação.
(...)
- Foi amor a primeira vista."
Agora que Sam e Grace enfim se conheceram, eles tem que lidar com iminente possibilidade de Sam se transformar e dessa vez ser uma transformação permanente e as ameaças dos caçadores que os lobos começam a correr. Além disso, o casal precisa se preocupar com o garoto mordido (Jack), que como segue a tradição, foi transformado e agora está perdido pela floresta, ameaçando o segredo dos lobos. E por falar em transformação, Grace começa a se perguntar o por que de nunca ter se transformado.
"Era isso que Sam era: transitório.
Uma folha de verão agarrando-se, o máximo que conseguisse, a um galho congelado."
A narrativa de Calafrio é confortável e encantadora e pelos capítulos serem pequenos, a leitura segue sem problemas. Não pude deixar de adorar a visão mágica dos lobos que Maggie Stiefvater nos proporciona. Ao invés de animais assustadores com a questão da lua cheia, ela faz deles lobos comuns a primeira vista, mas que escondem vidas duplas com prazo de validade. Eles são intensos e tem uma história que na maioria das vezes é muito triste. 
Os capítulos são narrados tanto por Grace, com sua inquietação e receio pelo futuro, quanto por Sam, calmo, poético e com medo por Grace. Eles não são os tipos de personagens que estamos acostumados. Grace não é uma donzela em apuros, ela é inteligente e faz o que for preciso. Já Sam (só amor por esse menino), não é o tipico garoto bad boy que vemos em muitos livros ultimamente. Ele é romântico, encantador e não tem como não se apaixonar por ele. Em nenhum momento eu senti que o romance era forçado, muito pelo contrário, a cada capitulo que passava, eu sofria mais e mais com a temperatura caindo e a luta de Sam para continuar humano tendo que lidar com os problemas que surgiram.
Portanto, se está em busca de algo novo, sem grandes pretensões, mas que funciona tremendamente bem, Calafrio é uma excelente escolha!

Nenhum comentário

Postar um comentário