13 de fevereiro de 2017

Coração de Tinta - Cornelia Funke

Autor: Cornelia Funke
Título Original: Tintenherz
Editora: Seguinte
Números de páginas: 455
Avaliação: 5/5

Sinopse: Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.
É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado Coração de tinta. Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de Coração de tinta um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente sequestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

Coração de Tinta é o primeiro livro da trilogia Mundo de Tinta da autora Cornelia Funke.
A protagonista e narradora da vez é Meggie, uma devoradora de livros de apenas 12 anos que vive somente com o pai, Mo, um encadernador de livros (ou como ela gosta de dizer, um médico de livros). Ela não vê a mãe desde que tinha 3 anos e por mais que seu pai crie histórias bonitas sobre ela, Meggie acredita que ela os abandonou. Por mais apaixonados que ambos sejam pela literatura, Meggie nunca consegue fazer com que seu pai leia algum livro para ela. 

"Alguns livros devem ser degustados, outros devorados. Apenas poucos são mastigados e digeridos totalmente."
Porém, quando um desconhecido - Dedo Empoeirado - aparece na porta deles, nossa pequena protagonista descobre o motivo para Mo não querer ler em voz alta. Toda vez que ele faz isso os personagens dos livros saem de suas histórias e se tornam pessoas reais! Quando Meggie tinha 3 anos, em uma de suas leituras, Mo trouxe à vida personagens de um livro chamado "Coração de Tinta". Dentre eles, estava Capricórnio, um homem sem alma e que só quer poder. 
"Havia livros espalhados por toda a casa. Eles não ficavam apenas nas estantes, como na casa das outras pessoas. Não, ali eles se empilhavam debaixo das mesas, em cima das cadeiras, nos cantos dos quartos. Havia livros na cozinha e no banheiro, em cima da televisão e dentro do guarda-roupa, pilhas pequenas, pilhas altas, livros grossos e finos, velhos e novos... livros. Eles acolhiam Meggie de páginas abertas na mesa do café-da-manhã, espantavam o tédio nos dias cinzentos — e de vez em quando alguém tropeçava neles."
Graças a Dedo Empoeirado, Mo agora sabe que está sendo caçado por Capricórnio, que deseja trazer para o mundo real um monstro pior ele. Por isso, Mo resolve fazer uma viagem para a casa de Elinor, tia da mãe de Meggie, onde planeja deixar a filha em segurança. No entanto, quando Mo é levado pelos homens de Capricórnio, ela se recusa a sentar e esperar que a salvação venha do céu. Ela decide que precisa encontrar seu pai e com a ajuda da excêntrica Elinor, Meggie embarca em uma aventura ainda maior do que aquelas que ela costuma ler!
"Existe algo mais belo neste mundo do que as letras? Sinais mágicos, vozes dos mortos, peças de mundos maravilhosos, melhores do que este. Elas consolam e espantam a solidão. São guardiãs de segredos, arautos da verdade."
Como sempre, Cornelia Funke é um gênio quando se trata da sua narração impecável, capaz de nos transportar em segundos para dentro das páginas do livro! Todos os personagens são extremamente bem elaborados e cada um ganha seu momento de destaque no momento certo. Mo, Meggie, Elinor, Dedo Empoeirado e Farid são um grupo completamente improvável mas que apesar das gritantes diferenças entre eles, formam um excelente time. Graças a Elinor, a tia absolutamente viciada em livros, dona de uma coragem de sobra e sem filtro para falar o que pensa, as risadas são garantidas. Já Mo, com seu vício evidente a cada página avançada, é o pai que qualquer leitor gostaria de ter. De tirar o fôlego do começo ao fim, Coração de Tinta é uma leitura obrigatória para todos os amantes da literatura!

Um comentário

  1. Amei esse livro. Suas resenhas são maravilhosas. Continue trazendo livros bons pra gente. Bj!

    ResponderExcluir