12 de março de 2017

O Vilarejo - Raphael Montes


Autor: Raphael Montes
Título: O Vilarejo
Editora: Suma de Letras
Número de Páginas: 96
Avaliação: 4,5/5

Sinopse:  Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome. As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.

Um livro realmente muito misterioso e surpreendente. Conta uma história arrepiante e ao mesmo tempo te envolve de uma forma absurda.

O livro conta a história de um vilarejo, que foi destruído ao longo dos anos e fala como as pessoas são influenciadas pelas mais diversas teorias, como, por exemplo, deuses, demônios e os próprios seres humanos. 


"O velho curvado abandona a casa e afasta-se a passos curtos. Ainda há muito a fazer. Ele já atinge a trilha na floresta rumo à capital quando um tiro distante corta o silêncio do vilarejo"


A história começa quando o narrador recebe uma obra muito antiga que, quando ele fala sobre, as pessoas fazem questão de evitá-la ao máximo e o recomenda para deixar para lá. O problema: a obra está em uma língua muito antiga que não é mais usada, logo, ele procura alguém que possa traduzi-la. Assim que encontra e menciona ao tradutor sobre essa coleção antiga, a reação é a mesma: surpresa e terror. Essa rejeição toda o intrigou muito e, curioso e determinado, ele mesmo tenta passar todo o acervo para o próprio idioma. Conforme foi descobrindo do que se tratava, mais assustador ficava. 
É ai que se explica o que aconteceu com aquele vilarejo. São fatos assustadores, é preciso ter sangue frio para continuar lendo, mas é impossível parar na metade. As ilustrações são bem fiéis ao que o é descrito ao decorrer do capítulo, o que torna tudo mais verdadeiro e assustador. Um livro surpreendente que apresenta 7 capítulos, cada um mais surpreendente que outro, sem falar que seu desfecho é incrível que trás uma crítica e uma moral da história que deve ser levada em consideração para uma reflexão.

" - Humanos vivem carregados de uma crueldade sufocada."

Raphael Montes, como sempre, consegue prender um leitor. Seu livro é impressionante, os detalhes são incríveis e de acordo com o que vai lendo você quer saber logo do desfecho. Um livro que deve ser lido com todo carinho e atenção, pois cada detalhe é importante para o desfecho maravilhoso que foi criado.  

Um comentário

  1. Olaaaa, meninas!
    Então, eu não tenho sangue frio, eu sou meio mole pra livros assim hahaha mas não sei, os livros do Raphael são diferentes, me deixam curiosa, eu fico querendo saber mais rs Adorei a resenha! Beijos, Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br/
    Insta: http://instagram.com/blogliterarte

    ResponderExcluir