28 de março de 2017

Simplesmente Acontece - Cecelia Ahern


Autor: Cecelia Ahern
Título OriginalWhere Rainbows End | Love, Rosie
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 448
Avaliação: 5/5

Sinopse: "Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. 
Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails, mensagens de texto, cartas, cartões-postais... Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples."
Simplesmente Acontece conta a história de Alex e Rosie. Melhores amigos desde pequenos, sempre trocavam cartinhas em sala de aula e acabavam parando na sala da diretora juntos. Eles eram inseparáveis. Porém quando o pai de Alex aceita uma proposta de emprego nos Estados Unidos, ele se vê partindo de Dublin e deixando Rosie para trás. Apesar da distancia, eles continuam mantendo contato e tem esperanças de que logo se reunirão novamente. Alex então entra para a faculdade de Havard para cursar medicina, enquanto Rosie passa para a universidade Boston. A ventos parecem soprar ao favor do casal de melhores amigos.
"Sei que brinco demais com tudo, mas quero que você saiba que eu estou sempre à sua disposição, Rosie, se você precisar conversar com alguém, de um ombro para chorar ou até mesmo se precisar gritar com alguém."
Quando o baile de formatura chega, Alex promete a Rosie que irá acompanha-la nesse dia tão importante e que depois irá esperar por ela em Boston. E é ai, que percebemos que a vida não é como planejamos. Os vôos para Dublin estão lotados, deixando Alex preso no aeroporto, o que faz Rosie acabar indo para ao baile com Brian. E é nessa noite que as esperanças de ambos ficarem juntos novamente, começa a ruir. 

Rosie não vai para Boston cursar a faculdade. Alex por sua vez, começa a estudar em Harvard. Rosie agora está grávida. Alex não tem um segundo sequer para respirar por causa dos estudos. Rosie da a luz a Katie. Alex conhece uma garota. E é de desencontros que eles vão levando suas vidas.
"Não deixe as pessoas lhe dizerem o que você deve fazer, Docinho. A vida é sua. Se quiser alguma coisa, você tem que sair e agarrá-la pelos chifres, porque ninguém vai lhe dar o que você quer em uma bandeja. Meninas boazinhas sempre ficam para trás."
Rosie leva muitas rasteiras da vida e é impossível não se pegar sofrendo por causa da personagem. Ela sofre dezenas de ilusões e perdas e ainda assim, consegue ser forte para se levantar e dar a volta por cima. Já Alex leva uma vida relativamente melhor do que a dela. Formado em medicina, ele tem uma situação financeira boa. Seus únicos erros são ter dedo podre para escolher mulheres e ter medo de contar a Rosie seus verdadeiros sentimentos por ela. Podemos perceber ao decorrer da história o crescimento de cada personagem, desde os erros de português que eles cometiam quando crianças até a idade adulta onde através das cartas eles tentam expressar seus sentimentos conflituantes.
Você sofre com as escolhas dos personagens e sofre ainda mais por saber o que Alex e Rosie poderiam ser se não tivessem medo de contar seus sentimentos um para o outro.
"Ele é o cara mais sortudo do mundo por ter você, Rosie, mas não te merece e você merece algo muito melhor. Merece alguém que te ame com todo o coração, alguém que pense em você a cada momento, alguém que passe cada minuto do dia se perguntando o que você deve estar fazendo, onde você está, com quem está e se está bem. Precisa de alguém que te ajude a realizar os seus sonhos e que possa protegê-la dos próprios medos. Alguém que te trate com todo respeito, que ame cada parte de você, especialmente seus defeitos."
Com tantos personagens cativantes, não posso deixar de citar Ruby, a melhor amiga de Rosie e a melhor amiga que alguém poderia ter. Engraçada e divertida, Ruby consegue muitas vezes animar Rosie com poucas palavras. Ela é praticamente a única pessoa que sabe dos sentimentos de Rosie por Alex e apoia muito a amiga. E Katie, a filha de Rosie, que por suas loucuras e sonhos que muitas vezes deixam Rosie pronta para arrancar seus cabelos. Acompanhamos é claro, seu crescimento e logo percebemos que tanto mãe quanto filha acabam sendo muito parecidas quando se trata de seus melhores amigos.
No começo, admito que torci o nariz para a narrativa por meio de cartas, emails e chats que Cecelia nos proporciona pois gostaria de mais detalhes quando algum personagem relata a outro algum acontecimento. Porém, os personagens são tão cativantes que acabei deixando de lado meu incomodo rapidamente, me jogando de cabeça nas longas cartas ou nos loucos chats de conversa. Simplesmente Acontece é aquele livro divertido que te faz torcer para que o casal fique junto no final, pois depois de tantas páginas e desencontros de ambos, você não consegue mais aguentar de tanta angustia. Emocionante no começo ao fim, esse livro é para aqueles que acreditam no poder da amizade e do amor quando as vezes, tudo parece soprar contra você. 
P.s.: O livro foi adaptado em 2015 com Lilly Collins no papel de Rose e Sam Caflin no papel de Alex. Para quem leu sabe que os acontecimentos do livro levam anos. Já no filme, para tornar mais dinâmico, eles resolveram encurtar esse tempo. Talvez para poupar o sofrimento dos fãs, talvez por que realmente não tinha tempo de mostrar tudo. Ainda assim, eu considero uma adaptação 8/10 e vale muito a pena ver.

2 comentários