25 de março de 2017

Suicidas - Raphael Montes


Autor: Raphael Montes 
Título: Suicidas
Editora: Benvirá
Número de Páginas: 487
Avaliação: 5/5 

Sinopse: Um porão, nove jovens e uma Magnum 608. O que poderia ter levado universitários da elite carioca – aparentemente sem problemas – a participar de uma roleta-russa?Um ano depois do trágico evento, que terminou de forma violenta e bizarramente misteriosa, uma nova pista, até então mantida em segredo pela polícia, ilumina o nebuloso caso. Sob o comando da delegada Diana Guimarães, as mães desses jovens são reunidas para tentar entender o que realmente aconteceu, e os motivos que levaram seus filhos a cometerem suicídio.
Por meio da leitura das anotações feitas por um dos suicidas durante o fatídico episódio, as mães são submersas no turbilhão de momentos que culminaram na morte de seus filhos. A reunião se dá em clima de tensão absoluta, verdades são ditas sem a falsa piedade das máscaras sociais e, sorrateiramente, algo maior começa a se revelar.


Só essa sinopse já dá um arrepio. Sim, é um livro longo mas nem por isso uma leitura lenta. Quanto mais se ler mais se quer se acabar o quanto antes para descobrir todo o suspense que ronda a história.  

Uma narração que alterna entre fatos, o que é essencial para se entender cada contexto da história. É incrível como acontece o desenrolar, começando com a apresentação dos personagens em seu devido tempo. 
São nove jovens: Alessandro, Zak, Waléria, Ritinha, Danilo, Lucas, Maria João, Otto e Noel, com suas respectivas histórias de vida e com um mesmo objetivo: cometer um suicídio coletivo. 
"Quatro câmaras. Quatro pessoas.
Um quarto de chance. Não precisa ser bom em matemática para calcular...
Vinte e cinco por cento.
Para o fim de uma vida, é muito."
Ninguém sabia ao certo o motivo desses jovens para cometer um suicídio, tudo ainda era uma grande incógnita, mesmo passado um certo tempo depois que tudo aconteceu.
"Eu acredito que existe uma força oculta que nos empurra em direção ao precipício. Uma hora você chega à beirada, prestes a cair no abismo, e percebe que deve enfrentar essa força oculta, apesar das dificuldades... Mas uns não conseguem e preferem se jogar...
A história no decorrer do livro é uma delegada, chamada Diana, que tenta desvendar todo o mistério que está por trás de todo esse acontecimento, um anos após a tragédia. Ela possui em mãos o caderno de anotações de Alessandro, que quer ser um escritor, e o livro que narra todos os fatos do dia marcado para o suicídio. 
"Ele abriu os olhos, aliviado, arfante. Largou a arma no chão e levou as mãos ao rosto. Abriu a boca, agitado, prestes a gritar, mas não emitiu som, apenas sacudiu o corpo. Liberava adrenalina pelos poros. 
Estava vivo.
Vivo. 
Diana reúne as mães de cada adolescente em seu escritório para que consiga alguma nova informação, uma nova pista. Para isso, ela faz a leitura do suposto livro que até então não havia sido revelado, que Alessandro deixou. A partir desse momento todos os detalhes que antecedem o suicídio é revelada, com fortes cenas descritas e grandes e surpreendentes reviravoltas. 
Ficou curioso? Então corre para ler esse livro maravilhoso! O desfecho é algo impressionante, posso afirmar isso. O que não seria uma novidade, já que esse livro incrível foi escrito por Raphael Montes, um gênio em pessoa. 

Nenhum comentário

Postar um comentário