14 de março de 2017

Um Porto Seguro - Nicholas Sparks


Autor: Nicholas Sparks
Título Original: Safe Haven
Editora: Novo Conceito.
Número de Páginas: 414
Avaliação: 5/5

Sinopse: "Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio."
Em Um Porto Seguro, somos apresentados a Katie, a mais nova recém-chegada da cidade de Southport. Por ser uma mulher reclusa e viver em uma pequena cabana isolada, ela acaba ganhando a atenção dos moradores da pequena cidade que não entendem como alguém tão jovem pode viver tão afastada de todos, sem querer criar laços com qualquer vizinho. Trabalhadora, ela guarda cada centavo que ganha pois nunca sabe quando precisará fugir novamente.

"- Você e eu somos muito mais parecidos do que você imagina. Se eu estivesse na sua situação, faria exatamente a mesma coisa. Você não quer sentir que deve algo a alguém. Você quer provar que pode cuidar de si mesma sem depender de mais ninguém, não é?"
Alex é viúvo, dono de uma loja e pai de uma adorável menina chamada Kristen e de um calmo menino chamado Josh. Ele faz de tudo para ser um excelente pai, pois sabe que a ausência da mãe das crianças é dolorosa tanto para as crianças, quanto para ele. Apesar de nunca ter se envolvido com ninguém desde a morte da esposa, Alex passa a notar Katie quando ela passa a sempre fazer compras em sua loja.
Apesar das tentativas de não criar laços, Katie acaba fazendo amizade com sua vizinha Jo, uma mulher divertida e direta quando quer dizer algo. E é com a ajuda dela e de Kristen e Josh, que Alex e Katie se aproximam e por fim, acabam se envolvendo. Porém, mesmo que Katie se sinta segura perto de Alex, ela não pode deixar sua guarda abaixar. Ela sabe que seu passado a encontrará e que mais dia ou menos dia, obrigará ela a deixar Southport.

"(...) o passado sempre estava à espreita e poderia retornar a qualquer momento. Um passado que cruzava o mundo procurando por ela, e ela sabia que sua fúria crescia a cada dia que passava." 
O livro é narrado em terceira pessoa sob ponto de vista da Katie, Alex e um outro personagem extremamente importante para a trama. Em relação ao ponto de vista de Katie, Nicholas Sparks como sempre, consegue transmitir toda a angustia e medo da personagem de maneira impecável, enquanto em relação ao ponto de vista de Alex, meus olhos se derretiam de amores pelo homem carinhoso que ele é. Sua relação com os filhos é uma bela homenagem aos pais que se dedicam ao máximo pelos filhos e que merecem todo respeito do mundo por causa disso. Além dos ricos sentimentos que Sparks nos mostra, ele como sempre nos presenteia com descrições de ambientes e momentos impecáveis, só esperando para que as lágrimas brotem em seus olhos.
Um Porto Seguro é sem dúvida alguma um dos melhores livros do Nicholas Sparks para essa humilde leitora. Amor e recomeço são as características que guiam a leitura, nos fazendo dar boas risadas e profunda tristeza pelos acontecimentos que aos poucos vão se desenrolando na trama. O suspense sobre o passado de Katie é bem dosado, trazendo um ritmo dinâmico para a história que não se deixa levar somente pelo romance. E aquele final... Como o senhor Sparks ainda consegue nos surpreender faltando não mais do que 10 páginas para o final?
Apaixonada seria pouco para dizer o que eu senti ao finalizar Um Porto Seguro, então sim, eu o considero recomendadíssimo para os amantes de um bom romance!
"Eu realmente acredito que, embora o amor possa ferir, ele também seja capaz de curar."
Um pequeno detalhe que não posso deixar de falar, é da adaptação para o cinema que fizeram do livro em 2013. Apesar de muitas modificações no enredo, a essência do livro ainda permanece. A atuação tão encantadora do Josh Duhamel (<3) e da Julianne Hough como o nosso casal protagonista é tudo que qualquer leitor gostaria de ver em uma adaptação: Paixão, entrega e acabar por fim, se encaixando totalmente nos papéis. 

Nenhum comentário

Postar um comentário