29 de junho de 2017

Kenobi - John Jackson Miller


Autor: John Jackson Miller
Titulo Original: Kenobi
Editora: Aleph
Número de Páginas: 528
Avaliação: 5/5
Sinopse: "A República foi destruída, e agora a galáxia é governada pelos terríveis Sith. Obi-Wan Kenobi, o grande cavaleiro Jedi, perdeu tudo... menos a esperança.Após os terríveis acontecimentos que deram fim à República, coube ao grande mestre Jedi Obi-Wan Kenobi a missão de proteger aquele que pode ser a última esperança da resistência ao Império. Vivendo entre fazendeiros no remoto e desértico planeta Tatooine, nos confins da galáxia, o que Obi-Wan mais deseja é manter-se no completo anonimato e, para isso, evita o contato com os moradores do local. No entanto, todos esses esforços podem ser em vão quando o “Ben Maluco”, como o cavaleiro passa a ser conhecido, se vê envolvido na luta pela sobrevivência dos habitantes de um oásis esquecido no meio do deserto e em seu conflito contra o perigoso Povo da Areia."

Em Kenobi, nós enfim tomamos conhecimento do que aconteceu com Obi-Wan Kenobi após os catastróficos eventos de A Vingança dos Sith e o que o levou a ser o cara misterioso de Uma Nova Esperança. Para vigiar e esconder o pequeno Luke, Obi-Wan (agora conhecido apenas como Ben) estabelece uma vida na comunidade de Pika Oasis em Tatooine longe dos olhos dos habitantes daquela região. Por acreditar ser o último Jedi vivo, tudo que ele mais deseja é não chamar atenção.
“– Eu tento evitar as palavras “sempre” e “nunca” – disse Ben, passando o pano em um prato já limpo. Então, ele assumiu um tom de voz solene: – coisas que parecem permanentes, garantidas, podem encontrar um jeito de mudar rapidamente, tornando-se algo que você nem sequer é capaz de reconhecer. E nem toda mudança é para melhor”
Mas isso vai pelo ralo, quando os curiosos moradores da comunidade começam a especular sobre sua vida e o motivo dele ser tão recluso. Para piorar o "Ben Maluco", como fica conhecido pelos moradores da região, acaba se envolvendo em uma série de lutas pelos habitantes de Pika Oasis em busca da sobrevivência e acaba até mesmo enfrentando o temido Povo da Areia.

Através dos diversos pontos de vista ao decorrer do livro, somos apresentados aos problemas que nosso protagonista enfrentará e aos personagens, até então, novos no universo de Star Wars. Apesar de todos serem extremamente bem construídos, quem mais me chamou a atenção foi Annileen Calwell. 
"Quando as pessoas lhe mostram sinais, é importante lê-los”
Dona de um armazém e outros negócios, ela cria seus dois filhos sozinha e acaba cruzando o caminho de Obi-Wan quando sua filha está em perigo. Eles se tornam amigos e é interessante ver a visão dela em relação a ele. Ela sente, ou melhor, ela sabe que ele esconde muitos segredos e nem por isso deixa de confiar nele. E acaba de tornando uma relação mútua de respeito e confiança. Além dos fazendeiros, Tusken, Banthas e vermes da areia, temos os Huts de Jabba e outras criaturas típicas de Tatooine para lhe desviar do seu principal objetivo: o isolamento.
O ritmo da história é lento no começo já que estão sendo apresentados os personagens e por que a ferida (os acontecimentos de A Vingança dos Sith) no coração de Obi-Wan ainda está aberta, mas com o avançar das páginas, a ação e o clima tenso vão tomando conta e quando você se da conta, não quer mais parar de ler!

Com Kenobi, aprendemos mais sobre esse personagem que tanto amamos. Podemos sentir que ele ainda é atormentado pelo passado. Sentimos sua culpa, sua tristeza, suas dúvidas e isso só fortaleceu meu fascínio pelo grande Obi-Wan Kenobi. Para qualquer fanático por Star Wars, é uma leitura obrigatória, já para aqueles que não conhecem a saga, é o tipo de livro que você deveria dar uma chance. Por mais perdido que fique no início, quem sabe não é um caminho para entrar no mundo de Star Wars?
Preciso falar apenas da edição linda que a editora Aleph fez. A capa está incrível e a revisão está perfeita. Editora Aleph, vocês estão de parabéns! 

Nenhum comentário

Postar um comentário