6 de março de 2017

Espera - Maggie Stiefvater

Autor: Maggie Stiefvater
Titulo Original: Linger
Editora: Agir
Número de Páginas: 358
Avaliação: 3/5

Sinopse: Em Espera, Grace e Sam devem lutar para ficarem juntos. Para ela, isso significa desafiar seus pais e manter um segredo muito perigoso a respeito de seu próprio bem-estar. Para ele, isso significa lutar contra seu passado de lobisomem... e descobrir uma maneira de sobreviver no futuro. Adicione a essa mistura um novo lobo chamado Cole, cujo passado tem o potencial de destruir toda a matilha, e Isabel, que já perdeu seu irmão para os lobos, e, apesar disso, se sente atraída por Cole.
Espera é o segundo livro da trilogia Os Lobos de Mercy Falls. Se você não leu o primeiro volume, Calafrio, essa resenha conterá spoilers.
Ao final do primeiro volume, após uma série de complicações, Sam finalmente é curado e pode assim, ser humano novamente. Ele não precisa mais temer o frio. Ele só quer ter um futuro normal com Grace, mesmo ainda tendo medo que tudo não passe de um sonho. Com Sam curado, dessa vez é Grace quem começa ter problemasMordida por lobos quando criança, ela nunca se transformou ou teve qualquer indicio que um dia viria a se transformar... Até agora. Grace começa a sentir fortes dores e algo lutando dentro de si e temendo que seja algo grave, esconde de Sam a sua situação atual.

Com Beck no bosque em forma de lobo, cabe a Sam ocupar seu lugar e ajudar os novos lobos quando estiverem na forma humana. Entre esses novatos, está Cole, um lobo ainda instável e que não quer ser humano de maneira alguma. Seu único objetivo é se tornar lobo para sempre para que assim, possa se livrar do seu passado. 
"- Eu me transformei em lobo para me perder, e foi exatamente isso o que consegui. Tudo que penso quando sou lobo é estar com os outros lobos. Não penso no futuro ou no passado, nem em quem fui. Não faz diferença. Tudo o que me interessa é o momento, estar com outros lobos e ser um feixe de sentidos aguçados. Sem compromisso. Sem expectativas. É fantástico, a melhor de todas as drogas."
Dentre todas as pessoas que querem ajuda-lo, é com Isabel que Cole acaba criando uma conexão. A garota agora é uma grande amiga de Grace e mesmo ainda sentindo a perda de Jack muito recente, não consegue se afastar desse mundo sobrenatural. Ela é sem duvida alguma, a melhor personagem do livro. Sua evolução de garota mimada do primeiro livro para uma garota forte e prestativa (mas ainda ácida) nesse segundo é de aplaudir de pé. Sua relação com Cole é extramente conflituosa e complexa, gerando ótimas cenas entre os dois.
Além da curiosidade para saber qual é o passado de Cole e o que o fez querer abandonar sua vida humana, somos fisgados pela tensão da iminente possibilidade da transformação de Grace, fazendo o leitor buscar o final já um pouco irritado.
"Lutei para encontrar palavras para explicar. Não tinha nada a ver com ter perdido Sam e querer mante-lo por perto. Não tinha nada a ver com sexo. Tinha a ver com adormecer com as costas de encontro ao peito dele, de modo a poder ouvir seu coração desacelerar para bater junto com o meu. Tinha a ver com crescer e perceber que a sensação dos seus braços em volta de mim, o cheiro dele enquanto dormia, o som da sua respiração - que isso era aconchego e tudo o que eu sempre quis encontrar."
Um título nunca se encaixou tão bem para um livro pois só o que resta aos protagonistas é a mais torturante espera.Talvez esse tenha sido o ponto que mais me incomodou nesse livro já que eu esperava uma evolução dos personagens e não uma estagnação. De todos, quem mais em incomodou foi Sam. O quanto eu amei o apaixonado e poético Sam no primeiro livro, eu o odiei no segundo. Ele sabe que tem responsabilidades e ainda assim reluta em aceita-las, ele reluta em crescer. Cole é outro caso, de principio tudo que ele conseguiu despertar em mim foi raiva pela sua personalidade inconsequente e sua total falta de respeito por Sam, que só quer ajuda-lo. Mas ao decorrer da história, Cole foi crescendo com o livro e mostrou ser extremamente inteligente, se tornando um dos pontos vitais da trama. 
Mesmo com seus pontos baixos, Espera é fundamental para que o leitor passe a entender melhor a mitologia que Stiefvater criou. Ao final da leitura, tudo que pude sentir foi a sensação de poderia ter sido melhor e agora o que me resta, é terminar de ler o último volume da trilogia.

Nenhum comentário

Postar um comentário